Cultura
Digital
A
globalização estimula uma nova forma de pensar o processo de educação por meio
de mídia, a discussão sobre a introdução das mídias no espaço escolar vem
ganhando força no século XXI, a internet por muito tempo foi à vilã numero um
dos espaços escolares o professor tinha o uso de celular com uma afronta e
falta de respeito para com a sua pessoa.
Com
o avanço da tecnologia a palavra de ordem agora é produzir informação e
conhecimento para poder transformar a forma como ainda se pensar a educação, o
professor é o maior detentor de conhecimento e o aluno é o receptor passivo que
não tem direito de trazer nenhuma informação para o processo de conhecimento
construído na sala de aula. Produzir agora é tido como um dos pilares para
vencer essa forma de se educar e fazer com que se pense a introdução da mídia
não como um peso ou ate mesmo um regresso, mas sim como uma nova aliada no saber
globalizado e no conhecimento de novas culturas e formas de educação do mundo
no século XXI.
Segundo
Lévy (1999) Com a explosão da Internet a partir de 1995, passou-se a poder
compartilhar as capacidades cognitivas expandidas, aliadas a um poder de
expressão sem precedentes, tanto em escala individual como em coletividade,
reunindo um número grande de pessoas que antes só se articulavam como
receptores ante os meios de comunicação por difusão (broadcasting systems) como
jornais, rádio e TV. A população civil pode herdar uma construção do período
acadêmico da rede: as práticas de aprendizado reconhecidas.
A
apropriação da cultura digital passa a ser fundamental e essencial para a
crescente reorganização das relações sociais ate mesmo para aproximar pessoas
de vários lugares do mundo fazendo com que haja uma relação direta com as culturas.
A cultura digital permite um espaço aberto para que o aluno possa construir o
saber junto com o professor, mas para que isso aconteça é necessário que haja
uma consciência por parte do educador e conhecimento de como eles podem usar o
saber do aluno com as redes sociais para o enriquecimento da aula.
Por tanto,
o papel da escola agora é entender que a tecnologia é uma aliada da educação e que o conhecimento
disponível por ela é necessário e importante para o ensino e aprendizagem, e entender que a educação
se concretiza a partir das possibilidades de organização em rede, com
apropriação criativa dos meios tecnológicos de produção de informação,
acompanhado de um forte repensar dos valores, práticas e modos de ser, pensar e
agir da sociedade, o que implica na efetiva possibilidade de transformação
social.
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