domingo, 27 de março de 2016

        Projetos Integrando Mídias Impressas 

1-O que significa trabalhar com projetos didáticos?
Significa trabalhar em sala de aula procurando superar as práticas habituais, levando em considerações que: O aluno deve ser sujeito da sua própria aprendizagem.
  •    O objetivo final da aprendizagem escolar é que o aluno saiba utilizar seus saberes em situações não-escolares;
  •  A construção de conhecimento é mediada pelo modo de aprender dos alunos e de ensinar dos professores

2-Porque trabalhar com projetos nas aulas com TICS?

Porque esse tipo de ferramenta coloca o aluno em situação nas quais trocam informações, fazendo circular os dados obtidos individualmente incidindo tanto sobre a aprendizagem quanto sobre o ensino diante das pesquisas feitas anteriormente por ele.

3-O tema de um projeto é escolhido pelos alunos, pelo professor ou coletivamente?

As escolhas de assuntos são normalmente controladas pelo currículo definido pela escola. Devem-se envolver os alunos tanto quanto possível na seleção de um assunto, dando-lhes a liberdade para procurar seus próprios interesses correlatos. Os alunos, com certeza, irão adorar criar nomes para os projetos.

4-Um projeto didático precisa ser interdisciplinar?

Sim, devido as metas que desejam ser alcançadas e ao mesmo tempo quanto mais pessoas envolvidas, mas chances de surtir efeitos os objetivos do projeto.

5-Como é feita a avaliação do que os alunos aprendem com o projeto pedagógico?

Os resultados da aprendizagem definem os critérios pelos quais se avaliam o progresso do aluno e a eficácia do professor na utilização da internet como ferramenta. Os resultados da aprendizagem relacionados com a utilização da internet na sala de aula dividem-se em duas categorias amplas: a associada ao conhecimento, às habilidades e aos valores da unidade de currículo e as associadas à utilização efetiva da própria tecnologia.

6-Como vencer a resistência dos professores que só acreditam em aulas expositivas e dão 
pouco crédito ao planejamento, discussão e execução coletiva de um projeto?


Através de exposição dos dados satisfatória obtido com a aplicação do projeto em outros lugares pode ser uma das alternativas e mostrar a dinâmica da didática e como os alunos aprendem de forma mais satisfatória interagindo com outras crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário